Lightdesign

Sala de Visitas



    O conceito deste projeto luminotécnico era de conforto visual e luz de destaque. Desta forma, o arquiteto Digo Garcia escolheu a luz dirigida ou de destaque (spots dicróicos), a luz cênica (pendente) e a  luz difusa (sanca retro-iluminada com luz tubular fria.
    Para a Luz Dirigida ou de Destaque, Digo Garcia usou mão de lâmpadas dicróicas de LED. Por duas razões: a primeira razão seria a eficiência energética, tema sempre alvo nos seus projetos "ECO-CHIQUES"; a segunda, seria pelo conforto, já que ao destacar as poltronas de design consagrado do arquiteto MIes Vin der Rohe (Barcelona), se utilizássemos as dicróicas halógenas (comuns), teríamos um trecho de aquecimento e desconforto para o usuário desta poltrona.
    Para a Luz Cênica, o arquiteto utilizou um pendente de vidro opalino dimerizado, que além de dar destaque ao mobiliário consagrado desta composição, acentua o clima intimista da sala, controlando a intensidade da luz com o dimmer. O pendente pode ter função apenas decoratica e compositiva com a luz dimerizada em baixa luminosiade, como também, pode adquirir a função de tarefa, servido como apoio a leituras , quando dimerizado em alta luminosidade.
   E finalmente, para a Luz Difusa, Digo Garcia utiliza a sanca retro-iluminada com lâmpadas tubulares . Este recurso confere bastante luz ao ambiente, sem causar reflexo idesejado nas telas de LCD da televisão, tão pouco, ofuscamento aos usuários do ambiente.
    São três secções de interruptores, otimizando o controle de uso de energia e posibilitando um número generoso de combinações de efeitos de lightdesign .

Estande SEDEIS RJ - RIO INFRA 2010



    Neste projeto, o aqruiteto Digo Garcia tinha o desafio de elaborar um projeto de iluminação sem conferir um tom de espetáculo a cena. Afinal, o cliente neste caso era um importante órgão do governo do Estado do Rio de Janeiro e a sobriedade era característica fundamental.
    Mas, como Digo Garcia acredita que elegância e criatividade podem sim andar juntos, desenvolveu pontos focais nas perspectivas do estande e uniformidade ao demais pontos. Com refletores HQI na cor ciano, aceituou os cheios e vazios do grande toten ripado que ostentava a logomarca do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Com isso, através dos vazios, feizes de luz azulada estamparam no fundo branco em corvin, um grafismo, ao mesmo tempo, elegante e atual.
    Nas demais regiões da perspectiva, o arquiteto utiliza refletores branco com projeções indiretas, eixando que apenas com o efeito de refletância das superfícies do estande, o espaço fosse iluminado. Para isso, criou um efeito "wall washed" no grande painel fotográfico com Pão de Açuçar, causando efeito dramático ao conjunto.
    Contudo, o arquiteto conseguiu fazer de um projeto de arquitetura promocional que ostentava linhas retas e ortogonalidade dos prédios modernistas, uma atmosfera sedutora, quebrando a esperada frieza deste tipo de conceito.